Estamos passando por tempos difíceis quando se trata do meio ambiente. Os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a água é um deles. Um bem extremamente valioso e essencial para a sobrevivência, a água potável está cada vez mais difícil de ser encontrada. Diversos rios estão poluídos, o consumo pela população, agropecuária e indústrias é enorme. Nesse contexto, a água de reúso e aproveitamento de água aparecem como possíveis soluções.

É verdade que, no nosso planeta existe muito mais água do que terra. Mas o que muita gente não sabe é que 96,5% das águas estão nos oceanos, portanto, imprópria para o consumo. Apenas 3,5% são de água doce e dessa porcentagem, 69% está congelada. Portanto, não há tanta água assim para beber.

É por isso que cada vez mais as pessoas e as empresas estão preocupadas em fazer o reúso da água ou seu tratamento. A água da máquina de lavar, a água das chuvas, tudo isso pode e deve ser reutilizado. Vamos agora entender um pouco mais sobre o assunto, as vantagens do reúso da água e suas principais aplicações. Confira!


QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ÁGUA DE REÚSO E APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS?

Esses são dois termos que podem ser facilmente confundidos. Tanto é que muitas pessoas utilizam como sinônimos. Para evitar essa confusão, vamos compreender um pouco mais do assunto.


APROVEITAMENTO DE ÁGUA

Isso acontece, por exemplo, com as águas das chuvas. Antes de ela fazer um longo percurso até chegar nas bocas de lobo, elas podem ser coletadas a partir de calhas nos telhados. Para utilizar essa água para fins não potáveis é necessário descartar 1 litro de água para cada 1 m² de telhado. Isso ajuda a remover as impurezas maiores que ficam na superfície das águas de aproveitamento.


ÁGUA DE REÚSO

A água de reúso recebe um tratamento e pode acontecer, por exemplo em uma indústria. Em vez de despejar a água contaminada pelas substâncias químicas nos rios, essas empresas podem optar por reutilizar a água em um novo processo.

Para isso, a água precisa passar por um tipo de sistema de tratamento. É preciso utilizar um local adequado para armazenagem como as cisternas. Isso vale também para as casas e apartamentos que podem ter sistemas de acordo com a necessidade.


TIPOS DE REÚSO PARA AS ÁGUAS

REÚSO DA ÁGUA INDIRETO NÃO PLANEJADO

É quando uma água imprópria para o consumo é despejada no ambiente sem nenhuma intenção de ser reaproveitada. Ela vai se diluindo entre outras águas e acaba chegando nos pontos de captação de outros usuários.


REÚSO DA ÁGUA INDIRETO PLANEJADO

É justamente o contrário, ou seja, acontece quando a água de reúso é despejada no ambiente já com a intenção de servir a outro usuário. Para isso, a água passa por um tratamento específico e também certifica-se que, durante o seu trajeto ela só vá se misturar com outros efluentes que tenham as mesmas características.


REÚSO DA ÁGUA DIRETO PLANEJADO

A água de reúso, neste caso, não é lançada no meio ambiente. Ela já segue diretamente para o local no qual será reutilizada. Pode servir para residências, irrigações de plantas e indústrias.


QUAIS OS TIPOS DE ÁGUA DE REÚSO?

Como dissemos, a água de reúso precisa de um tratamento específico para que possa ser novamente utilizada. Por isso, há alguns sistemas e aplicações específicas. Confira quais são eles.

LAVA-RÁPIDO E POSTOS DE GASOLINA

Esses são locais

em que gasta-se uma grande quantidade de água. É por isso que eles são tão indicados para usar a água de reúso, pois ela mostrou-se ideal para diversas empresas nos mais variados setores. A água de reúso não precisa ser potável, ela só precisa ser livre de resíduos para não danificar o veículo nem internamente, nem externamente.

É possível chegar a um grande consumo de água, cerca de 60% com os sistemas de reúso. Nos casos em que aságuas das chuvas também são aproveitadas

, filtradas e armazenadas em cisternas, essa porcentagem de economia pode chegar a 80%. Só aqui você tem duas vantagens para o seu negócio:economia na conta de água

e reconhecimento dos clientes. As pessoas estão, cada vez mais, valorizando empresas que se preocupam com o meio ambiente.


SETOR AGRÍCOLA

O setor agrícola é um dos maiores consumidores de água doce. Aqui no Brasil, a agricultura é a maior responsável pelos gastos de água: somente para irrigaçãohá o consumo de 70% de água doce

disponível no país. E devido à grande escassez de água prevista para os próximos anos, usar sistemas de reúso da água é extremamente relevante.

Nesse caso, o reúso das águas das chuvas é o mais indicado já que águas vindas de outros locais pode trazer com ela micro-organismos que oferecem perigos à saúde por meio dos alimentos cultivados. A água de reúso pode ser aplicada, por exemplo, na irrigação, onde há o maior consumo desse líquido.


ÁGUAS RESIDENCIAIS

Ainda que não seja o mais responsável pelo consumo de água o mundo, as residências também consomem muita água e todos nós somos responsáveis por preservar água potável para as próximas gerações.

A maior quantidade de água de reúso pode vir nas águas das chuvas, a água da descarga (claro que precisaria de uma modificação no encanamento da água para que isso seja possível) e a água da máquina de lavar roupas. Essas águas podem ser utilizadas para lavar carro, a casa, irrigação de plantas e assim por diante.


ÁGUAS EM CONDOMÍNIOS

Atualmente já existem diversas tecnologias que os condomínios podem usar para reutilizar a água. Por exemplo, é possível fazer uso do piso permeável que, além de evitar alagamentos em alguns pontos, consegue levar essa água para ser armazenada.

Além disso, a água que os moradores usam para lavar os carros pode ser reutilizada para a lavagem de outros carros com um sistema simples de reúso.


ÁGUAS EM HOTÉIS, MOTÉIS E POUSADAS

As mesmas ideias para reúso da água em residências podem ser aplicadas aos hotéis, motéis e pousadas. Aqui, destaca-se o volume que utilizado por esses empreendimentos, que necessitam lavar uma grande quantidade de toalhas e roupas de cama e limpar os quartos, banheiros e áreas comuns. Ao apostar na água de reúso, os impactos positivos podem ser representativos, tanto no bolso como no meio ambiente.


ÁGUAS EM INDÚSTRIAS

O setor industrial é outro que pode obter muitos benefícios ao reutilizar a água. O impacto desse tipo de empresa é enorme, então adotar soluções sustentáveis ganha uma nova e maior escala. Além disso, com a realidade da crise hídrica brasileira, garantir a disponibilidade da água pode salvar a produção.

Aproveitar a água de reúso é de extrema importância. Isso não só reduz a conta de água no final do mês (o que faz muito bem para o seu bolso), como também ajuda a nossa geração a se tornar mais sustentável, preservando água limpa para as próximas gerações.

A Idral oferece um sistema completo de tratamento para água de reúso.Entenda como ele funciona e como você pode tê-lo na sua casa ou empresa.

Quer saber mais como funciona a água de reuso e os sistemas necessários?Entre em contato com a gente e converse com os nossos especialistas no assunto!