A economia de água em condomínios é um assunto que vem ganhando cada vez mais relevância. Em alguns edifícios, a conta de água é a segunda mais alta, perdendo apenas para a folha de pagamentos dos funcionários. De acordo com pesquisas, o consumo de água pode representar até 15% das despesas do condomínio. filtro de água para condomínio

Há algumas boas alternativas para que os condomínios possam reduzir ou aumentar a eficiência do consumo, aproveitando por exemplo as águas das chuvas. Algumas pessoas acreditam que essas águas estão sujas e cheias de resíduos e, por isso, não servem por exemplo, para lavar os carros. Os resíduos na água podem arranhar a pintura. Mas existem formas de tratar a água para que esses resíduos não incomodem mais. 

Outra opção para os condomínios são os poços artesianos. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica e entender como essa água pode ser facilmente utilizada para diversas finalidades. Acompanhe!


O QUE É UM POÇO ARTESIANO?

O poço artesiano é aquele utilizado para captar água subterrânea, mas para instalá-lo é preciso ter autorização do setor de águas da cidade. Há uma escavação que precisa ser acompanhada por um profissional adequado para que o empreendimento realmente ofereça as vantagens esperadas.

É preciso cavar até encontrar um reservatório subterrâneo de água, algo que pode variar de 70 a 100 metros. Você também precisa ficar atento à questão da vazão. Por exemplo, para um condomínio com 50 ou 100 apartamentos, é necessário que a vazão seja de, pelo menos, 10 mil litros de água por hora. Portanto, na hora de fazer o poço fique atento para não ter que fazer o mesmo trabalho duas vezes.


COMO REUTILIZAR A ÁGUA DOS POÇOS?

A água do poço costuma ter muitos resíduos, o que dificulta o seu uso em diversos aspectos, especialmente para uso residencial. Portanto, investir no tratamento da água pode ser bastante útil de diversas maneiras. 

A água pode ir, por exemplo, para um tanque, um tipo de reservatório. Chegando nesse reservatório a água passa por um tipo de tratamento que funciona da seguinte forma:

Bomba Pressurizadora > Filtros > Dosadora > Água Tratada

filtro de água para condomínio

Como você pode ver, é um sistema bem simples e que pode fazer o condomínio economizar até 50% do consumo de água. Esse sistema de tratamento para água de reuso também pode ser utilizada. O mesmo pode ser feito para as águas das chuvas. Nesse caso, a água pode seguir por meio de calhas para um tanque e de lá começar o processo de tratamento mencionado acima. 


OUTRA OPÇÃO PARA A ECONOMIA DE ÁGUA EM CONDOMÍNIOS

Além de reutilizar a água das chuvas e subterrâneas, sabia que você também pode reutilizar a água das máquinas de lavar? Isso vale especialmente para os condomínios que possuem uma lavanderia de uso comum, mas também é possível instalar um sistema de tratamento para reuso em cada apartamento. 

Funciona da seguinte forma: a água da máquina de lavar passa por um equipamento chamado Dosadora, que fica instalado por onde a água passa. Depois, essa água será distribuída em 3 tanques. A partir daí, a água dos tanques vai passando pelo cano onde há uma bomba pressurizadora instalada, um filtro e uma outra Dosadora. Por fim, vai para um outro tanque, onde só terá água tratada.

Essa água tratada pode ser conectada para uso em outros locais, como na torneira da pia da área de serviço, servindo para limpeza da casa, molhar as plantas e também para lavar o carro ou novamente para lavar uma nova leva de roupas.


POR QUE USAR UM SISTEMA DE TRATAMENTO PARA REUSO DA ÁGUA?

PERSONALIZAÇÃO

Quer instalar o sistema de reuso no seu condomínio? Há um de acordo com o tamanho e a capacidade que você precisa. Você pode, por exemplo, começar com apenas um sistema pequeno e ir ampliando à medida que identifica os benefícios e as vantagens no seu condomínio.


CLORIFICAÇÃO

Falamos aqui de um equipamento chamado Dosadora no sistema de tratamento da água para reuso não foi? Ela serve justamente para dosar o nível de cloro que vai para a água. E é bem fácil de encontrar, você pode ir em lojas de equipamentos para piscinas e comprar as pastilhas de cloro. 

Essa substância é essencial para eliminar diversos agentes patogênicos como vírus, fungos e bactérias que causam problemas para a nossa saúde. Não importa se a água não é para beber ou fazer comida, o cloro precisa ser adicionado. Por isso é importante que o sistema seja completo.

filtro de água para condomínio


AUTOMAÇÃO

Você não vai precisar ligar e desligar o sistema de tratamento da água, pois isso é feito de maneira automática. Ele consegue identificar o momento que o registro está aberto e começa a funcionar. Quando o sistema está fechado, ele também encerra o processo sem que você precise dar os comandos.


UTILIZAÇÃO QUALQUER

A água de reuso pode ser utilizada para qualquer finalidade desde que seja de uso não potável, ou seja, ela não é indicada para beber, tomar banho, cozinhar alimentos e outras tarefas nas quais a água entre em contato direto com a pele. 

Ainda assim, sobram inúmeras opções para a reutilização da água. Lavagem de carros, passar pano na casa, lavar áreas de uso comum, utilizar no sistema de irrigação da grama e assim por diante. filtro de água para condomínio


VAZÃO E PRESSÃO

Para um condomínio com modelo de edifício, a pressão e a vazão da água são muito importantes. Afinal de contas, a água precisa alcançar o andar mais elevado até alcançar o último. filtro de água para condomínio



COMO OS CONDOMÍNIOS PODEM ECONOMIZAR MAIS ÁGUA? FILTRO DE ÁGUA PARA CONDOMÍNIO

Além de instalar um sistema de tratamento para obter água de reuso, todos do condomínio podem fazer a sua parte para poupar água. Isso não é bom apenas para o bolso, mas principalmente para o meio ambiente. Poupar água para as próximas gerações é essencial.

filtro de água para condomínio


PROCURE POR VAZAMENTOS

Os vazamentos podem ser um verdadeiro problema. Primeiro porque gera desperdício de água boa para o consumo e, segundo, é difícil de encontrar. O vazamento pode estar na casa de algum morador, em áreas comuns (que são muitas) e assim por diante. O fato é que esse vazamento precisa ser encontrado e o problema resolvido o mais rápido possível. 


ECONOMIZE EM TORNEIRAS E CHUVEIROS

Atualmente, é possível encontrar torneiras e chuveiros que conseguem reduzir a vazão e assim conseguem uma economia muito importante de água. Os redutores podem ser simples como uma rede de ferro para direcionar o fluxo de água ou podem ser mais complexos como as torneiras automáticas. Veja também opções de peças para instalar em torneiras e controlar a vazão!


A ÁGUA DA DESCARGA

Sim, a água da descarga também pode ser reutilizada e pode passar por um tratamento. É claro que, nesse caso, é necessária uma instalação de sistema específico para essa finalidade. Mas é possível também utilizar um modelo de descarga que não despeje tanta água. Por exemplo, enquanto os sistemas de descarga mais antigos despejavam de 12 a 16 litros de água, os novos liberam apenas 6 litros.


MUDE O SISTEMA DE AQUECIMENTO

É bastante comum ver condomínios com um sistema de aquecimento central de água. Parece mais econômico do que usar um sistema para cada chuveiro, mas há uma armadilha por trás.

O problema aqui é quando ligam o chuveiro. Primeiro desce uma água bastante fria, que é inutilizada pelo morador e só depois que a água quente começa a sair é que o banho realmente começa. Pense em um condomínio com várias pessoas fazendo isso todos os dias por 1 mês ou por 1 ano? São muitos e muitos litros de água jogados fora.

Portanto, a melhor opção, na verdade, é que o sistema de aquecimento seja conectado diretamente no chuveiro. Isso promoverá uma grande redução no desperdício da água.   filtro de água para condomínio


CONSCIENTIZE OS MORADORES

Você já tomou todas as decisões necessárias para reduzir o desperdício da água, já realiza o tratamento e instalou o sistema para ter água de reuso. Agora é o momento de conscientizar os moradores. Coisas simples como não deixar o chuveiro aberto durante todo o banho ou não deixar a torneira aberta enquanto escovam os dentes ou fazem a barba são algumas delas.

Na hora de lavar o carro, a preferência é utilizar um balde que gasta muito menos do que uma mangueira. Mas como a mangueira é muito mais prática para esse tipo de tarefa, é possível disponibilizar a água de reuso para os moradores.  filtro de água para condomínio

A economia de água em condomínios pode ser feita das mais diversas formas. Existem muitas maneiras para isso, sendo uma das que oferecem um melhor custo-benefício é a instalação de sistema de tratamento para água de reuso. Assim, todos estarão utilizando água de qualidade e livre de problemas de contaminação pelo contato.

Quer saber mais como funciona a água de reuso e os sistemas necessários? Entre em contato com a gente e converse com os nossos especialistas no assunto!