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A palavra manutenção faz parte do vocabulário de qualquer gestor ou proprietário de hotel.
Mesmo que ele não vá resolve-la pessoalmente essa palavra nunca passará despercebida, todo hotel mais cedo ou mais tarde deverá passar por alguma manutenção.
A palavra reforma causa arrepios em algumas pessoas por causa das dores de cabeça que geralmente a acompanham.
Mas, saiba que uma das formas de evitar a necessidade de uma reforma propriamente dita é o investimento na manutenção dos espaços privados e sociais de seu hotel.
Então, qual é o melhor tipo de manutenção para você realizar em seu hotel?
Talvez você não tinha com clareza a noção de que existem mais de um tipo de manutenção.
É, existem, e nós vamos esclarecer as diferença entre elas e qual delas é sua melhor opção.
A prevenção corretiva é corretamente considerada reativa, isso porque ela acontece após o surgimento do defeito ou problema a ser solucionado.
A manutenção corretiva acontece sem planejamento, e o grande problema aqui é que geralmente é o cliente que descobre o defeito.
Isso gera uma insatisfação e em certo ponto até uma decepção com seu estabelecimento.
Quando um cliente vai para um hotel ele espera que tudo saia perfeito.
Independente de quantas estrelas tenha seu hotel.
O cliente quer que o serviço encomendado seja entregue da melhor forma.
Outro grande problema dos hotéis que aplicam apenas a manutenção corretiva é o alto custo com manutenção.
Pequenos defeitos quando não reparados no início podem gerar problemas ainda maiores com o passar do tempo.
Por exemplo, registros que apresentem mau funcionamento originando vazamentos podem levar à infiltrações nas paredes.
E essa infiltração a longo prazo pode fazer com que seja necessário uma grande reforma na parede.
O que fará com que o quarto fique interditado para a reforma, refletindo em uma queda no seu faturamento.
Ou seja, custo maior com uma reforma de grande proporção somado à queda no seu faturamento pelo quarto interditado.
Com certeza essa situação não combina com economia e lucro.
Caso seja necessário fazer uma manutenção corretiva mantenha um relatório de controle. O registro permitirá identificar a origem da avaria, o mau uso do equipamento, problemas na instalação elétrica ou outros que expliquem defeitos consecutivos do objeto.
Como diz o ditado: Prevenir é melhor do que remediar.
Uma manutenção preventiva trará menos dores de cabeça e terá um custo bem mais baixo do que uma manutenção corretiva.
Além de manter os problemas longe dos hóspedes, uma vez que o ocorrerá a manutenção antes que o defeito ocorra e seu cliente tome conhecimento do fato.
Para a realização da manutenção preventiva você deverá elaborar listas de checagem de acordo com cada setor.
Quanto aos quartos, não se esqueça de nada. Lembre-se de conferir:
Depois que estiver com os resultados em mãos a equipe deverá analisar quais são as prioridades e montar um cronograma para a realização da manutenção.
O cronograma deverá respeitar o caixa do hotel, e também pode levar em conta os períodos de baixa temporada para a realização das manutenções de maiores impactos na hospedagem.
Organize um arquivo com os manuais de instrução, registros de intervenções e o calendário das manutenções preventivas.
A equipe técnica responsável pela manutenção deve ter acesso a essas informações e conhecer muito bem as instalações do hotel.
Abaixo apresentamos uma sugestão de formulário para controle dos serviços realizados.
Poucos abordam esse terceiro tipo de manutenção, que na nossa opinião é a melhor opção de manutenção para qualquer hotel.
Isso porque fazer manutenções preventivas com uma frequência alta pode gerar mais custos.
Cumprir o cronograma da manutenção preventiva poderá fazer com que você troque equipamentos que ainda estejam bons.
Ou ainda, se um acessório ou equipamento que acabou de ser verificado vier a ser danificado por um hóspede, o defeito poderá passar despercebido pois uma nova vistoria só estará prevista no cronograma para um período posterior.
Outro exemplo é interditar um quarto para a renovação da pintura quando esse ainda estava bem pintado, apenas para cumprir os prazos do planejamento da manutenção preventiva.
Já a manutenção preditiva visa o constante monitoramento da condição dos equipamentos.
Não há uma data pré-estabelecida, o controle/ vistoria ocorre diariamente.
A parceria entre a equipe de higienização e manutenção fará toda diferença.
A equipe de higienização está em contato diário com todos os equipamentos e acessórios dos quartos e áreas comum do hotel.
Ao tirar poeira, lavar e secar os acessórios e o banheiro, trocar a roupa de cama e banho a equipe deverá observar as condições dos equipamentos e informar ao setor de manutenção qualquer alteração observada.
Mesmo que seja uma pequena frouxidão na fixação dos acessórios do banheiro.
Dessa forma, a equipe de manutenção poderá iniciar os reparos mais cedo evitando agravamento da situação ou o contato do cliente com o defeito, uma vez que os pequenos reparos poderão ser feitos entre o check-out de um cliente e o check-in do outro.
Esperamos que esse artigo te ajude.
Um grande abraço da Equipe da Idral.