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A dúvida sobre formar uma equipe de manutenção ou terceirizar o serviço paira sobre a cabeça de praticamente todo gestor de hotel.
A resposta não é exata.
Tudo vai depender das característica de seu estabelecimento.
Você precisará avaliar pontos importantes que te ajudarão a definir se para o seu hotel será melhor formar uma equipe de manutenção ou terceirizar o serviço.
Se seu estabelecimento é um hotel de grande porte formar uma equipe de manutenção própria pode ser bem interessante.
Isso porque grandes hotéis possuem um número elevado de quartos, de banheiros e geralmente possuem muitas áreas sociais que também são relativamente grandes.
Ou seja, no caso de hotéis de grande porte, são muitos ambientes a serem vistoriados e mantidos com a manutenção em dia.
A probabilidade de que haja uma alta frequência em chamados de manutenção é grande.
Dessa forma é melhor ter uma equipe interna de manutenção que estará disponível para atender a todos os chamados do que pagar um valor diferenciado para uma equipe terceirizada e ainda aguardar o agendamento da solução.
Agora, se seu hotel é de pequeno porte, terceirizar é sua melhor opção.
A demanda por manutenção será bem menor do que em um hotel de grande porte.
O que geralmente não justifica ter um custo fixo com uma equipe interna de manutenção.
Se seu hotel possui um sistema de funcionamento complexo, com muitos níveis de hierarquia, e que para cada acionamento para manutenção seja necessário a autorização de várias pessoas até que o conserto seja aprovado e autorizado, você deve avaliar a possibilidade de formar sua própria equipe de manutenção.
Isso facilitará o processo e encurtará o tempo entre a solicitação da manutenção e a execução da mesma.
Outro critério de complexidade refere-se à complexidade dos equipamentos presentes em seu hotel.
Se forem de difícil manutenção talvez, para esses aparelhos, seja melhor ter um contrato de manutenção terceirizada.
Pode parecer bobeira, mas, não é.
A localização de seu hotel influencia na decisão de formar uma equipe interna de manutenção ou terceirizar o serviço.
Se seu hotel está localizado em uma região distante de empresas que prestem serviços de manutenção é melhor formar sua equipe interna.
A distância do estabelecimento encarece e muito no custo das visitas técnicas.
E você com certeza não vai preferir ficar pagando caro toda vez que precisar acionar o serviço de manutenção.
Além do mais, a localização de seu hotel também interferirá no prazo de execução da manutenção.
Quanto mais distante o hotel, maior o tempo entre a solicitação do serviço e a sua execução.
Uma equipe interna de manutenção estará disponível a todo momento, sem perder tempo de locomoção ou encarecer o serviço do conserto realizado.
Quando se fala em manutenção de hotéis e pousadas, existem reparos muito simples de serem feitos, mas, também alguns reparos complexos.
Por isso, uma outra opção é ter uma equipe de manutenção interna para reparos gerais mais simples e terceirizar os reparos mais específicos como o de ar-condicionado e de elevador.
Caso você opte por montar sua própria equipe de manutenção, ela deverá ser bem organizada e estruturada.
O uso de ferramentas, o registro de cada solicitação de manutenção, o controle dos serviços realizados, tudo deverá ser registrado e acompanhado pelo líder da equipe ou superior imediato.
O setor de manutenção deve exercer o controle sobre:
– materiais e ferramentas retirados pelos funcionários;
– serviço de manutenção executado pelos funcionários;
– custo de manutenção por equipamento;
– assistência fornecida por empresas especializadas;
– todos os serviços executados pelo setor;
– registro das chamadas feitas aos serviços terceirizados.
– etc.
Avalie qual dessas opções é a melhor para o seu negócio. E mãos à obra.
Lembre-se: manutenção em dia é sinônimo de clientes satisfeitos.
Um grande abraço da Equipe da Idral.