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Se você é gerente ou proprietário de hotel há algum tempo com certeza já passou pela situação de ter quartos interditados para manutenção de banheiro.
E também já sabe quais as consequências que esse fato traz para o faturamento de seu hotel.
Se é novato no ramo, não se engane, ou você aprende aqui neste artigo algumas formas de evitar a interdição de quartos para reforma de banheiro, ou inevitavelmente passará por essa situação com mais frequência do que imagina.
Não tem para onde correr se a interdição de quartos ocorre com frequência, o impacto no faturamento e consequentemente no lucro é enorme.
A única forma de sair do ciclo de uso e interdição dos quartos é planejamento prévio.
É importante destacar que não é apenas reformas grandes que causam uma queda em seu faturamento e sua lucratividade.
Pequenos reparos que deixam de serem feitos também te causarão problemas.
Como os acessórios de banheiro são pequenos as vezes passam despercebidos e ficam de fora das vistorias de funcionamento de sua equipe.
Isso se no seu hotel já tiver em execução um protocolo / procedimento de fiscalização do funcionamento dos acessórios e demais objetos e aparelhos do quarto.
É claro que reformas de grande extensão ou complexidade param o funcionamento do quarto por um período maior.
Mas, um hóspede não quer que o quarto reservado para sua estadia esteja com acessórios de banheiro soltos ou duchas higiênicas e registros vazando.
Isso causará um impacto negativo enorme sobre a forma que seu ciente enxerga seu estabelecimento.
E influenciará diretamente na percepção do serviço prestado e na indicação ou não do seu hotel para terceiros.
Para evitar que isso aconteça e fugir dessa armadilha que é um ralo para seu capital de giro e sua lucratividade, que tal começar a fazer diferente?
Se a interdição de quartos para manutenção em banheiros acontece com frequência em seu hotel está na hora de aprender dicas simples para reverter essa situação.
Antes de começar qualquer mudança é necessário realizar um diagnóstico dos comportamentos e protocolos em vigor na empresa.
Quais sãos os defeitos mais frequentes nos acessórios dos banheiros?
Como eles foram descobertos? Foi pela equipe de higienização ou por queixas dos hóspedes?
Qual o espaço de tempo médio entre a queixa do cliente ou relato do funcionário e a solução do problema?
Os quartos deixaram de ser ocupados durante o processo de reparo quantas vezes?
Você pode fazer várias outras perguntas.
As respostas por mais que pareçam simples farão toda a diferença para as novas diretrizes e processos que a gestão irá propor.
Depois de levantadas as informações acima, você terá uma noção mais clara do seu problema e poderá assim tomar decisões mais corretas.
Você pode criar uma equipe para desempenhar essa função.
Mas, nossa sugestão é que haja um trabalho em equipe do pessoal da higienização com o da manutenção.
Sua equipe de higienização observará o funcionamento dos acessórios, assim como a adequada fixação ou ausência de vazamentos.
Caso qualquer pequeno defeito seja encontrado, a equipe de higienização deverá informar seu gerente ou chefe imediato que acionará a equipe de manutenção imediatamente.
Isso possibilita que o reparo de cada pequeno defeito seja realizado no intervalo entre o check-out de um cliente e o check-in do outro.
Afinal, prevenir é melhor do que remediar, leia mais em Hotéis e Posadas: Descubra como manutenção preventiva ou corretiva pode impactar no seu negócio.
Se o número de interdições de quartos para manutenção em banheiro voltar a subir sente com sua equipe e reavalie o plano.
Faça um novo diagnóstico e veja o que pode ser melhorado no processo.
Quer uma sugestão de plano de manutenção?
Leia nosso artigo Como fazer um plano de manutenção de hoteleira em 7 passos.
Um grande abraço da Equipe da Idral.
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