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Em nossos artigos anteriores já falamos sobre a importância da manutenção do Hotel e como ela interfere no faturamento de seu negócio.

Já esclarecemos alguns pontos que te ajudam a decidir se deve formar sua própria equipe interna de manutenção ou se deve terceirizar o serviço.

E agora que você já sabe que deve fazer manutenções periódicas em seu hotel, vamos falar sobre como reduzir o custo com manutenção de hotel.


#1 COMPRE ACESSÓRIOS DE QUALIDADE

Investir em acessórios de qualidade é sempre uma decisão inteligente.

Com certeza você já ouviu a frase: O barato que sai caro.

Quando se trata de reformas ou manutenção de hotel o responsável por fazer os orçamentos e realizar as comprar pode ficar tentado em comprar os itens mais baratos para economizar.

Mas, antes de tomar essa decisão ele precisa lembrar que se a economia obtida veio pelo fato da qualidade ter sido esquecida provavelmente algumas dores de cabeça surgirão.

E serão em dose dupla porque ele terá que gastar seu tempo fazendo novos orçamentos e pedidos.

Gastará o dobro (ou mais) tendo que comprar tudo novamente.

E causará queda no faturamento do hotel pois as áreas a serem reformadas permanecerão interditadas até o reparo definitivo, o que pode afastar muitos clientes.

Não estamos dizendo que é para você escolher os acessórios mais caros.

Estamos alertando sobre a importância de avaliar o custo x benefício, sem abrir mão da qualidade.

Garantindo a compra de acessórios, eletrodomésticos e móveis de qualidade, com preço acessível e garantia prolongada.

Um fabricante que ofereça uma garantia estendida ao cliente mostra que confia na qualidade de seu próprio produto.


#2 TENHA INSTALADORES QUALIFICADOS

Se sua equipe de manutenção é interna ou terceirizada, isso não importa.

O importante é que em qualquer uma das duas situações os profissionais responsáveis pelas instalações dos acessórios e objetos comprados sejam qualificados.

Isso evita erros nas instalações e montagens e reduz o risco de danificar o produto que está sendo instalado.


#3 CAPACITE SUA EQUIPE DE HIGIENIZAÇÃO/ LIMPEZA

Uma equipe de Higienização que conheça os manuais de uso e conservação dos objetos, e que coloque em prática os conhecimentos, garante uma vida útil maior aos seus acessórios e demais objetos.

Isso porque a equipe observará a forma adequada de limpar aumentando a durabilidade do brilho e beleza dos acessórios, assim como dos móveis e eletroeletrônicos.

Outra função importante de uma equipe de higienização bem treinada é que no momento de executar sua tarefa diária a equipe irá observar o funcionamento dos acessórios e equipamentos.

Caso encontre qualquer alteração no funcionamento ou avaria nos objetos, a equipe deverá reportar o observado ao seu superior ou ao setor responsável pelas manutenções.

O registro e solicitação de manutenção permitirá que pequenos reparos sejam feitos sem interromper o uso do quarto.

Entre a saída e entrada de clientes.


#4 ENCONTRE UM FORNECEDOR QUE TRABALHE COM PRODUTOS DE QUALIDADE E FECHE UMA PARCERIA

Dessa forma você garante produtos de qualidade e ainda pode obter outras vantagens como descontos ou brindes.

Se você compra um pouco aqui um pouco lá, ou faz cada compra com um fornecedor diferente dificilmente terá acesso à condições diferenciadas de compra.


#5 TENHA UM ESTOQUE DE ACESSÓRIOS

Não estamos dizendo que para você ter um super estoque de todos os acessórios que tem em seu hotel.

A ideia é fazer um levantamento de quais os acessórios são trocados com mais frequência.

E em que volume eles são trocados.

Um hotel com muitos quartos tem um volume muito grande de cada tipo de acessório instalado.

Fazer o levantamento do intervalo de trocas e o volume de compras que é realizado pode te ajudar a negociar a compra de um número maior do mesmo produto e a conseguir descontos.

Com seu estoque em mãos os reparos serão ainda mais rápidos.

Isso porque não será necessário aguardar o intervalo de compra e entrega que normalmente tem que ser respeitado.

Com isso seu hotel permanece com os quartos e áreas comuns sempre disponíveis aos clientes, aumentando seu faturamento.

Mas, lembre-se, avalie a viabilidade, estude seu fluxo de caixa, e observe a frequência com que os acessórios são trocados.

Não adianta comprar muito de tudo e deixar o dinheiro parado em estoque se ele não vai ser logo usado.

Se você conseguir colocar em prática todos os tópicos acima com certeza irá economizar muito com a manutenção de seu hotel.

Fique ligado em nossas dicas, temos vários artigos que podem te ajudar.

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Um grande abraço da Equipe da Idral.

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