Soluções Profissionais
Empreender no ramo hoteleiro não é nada fácil, é necessário muito planejamento, investimento e dedicação. Quer descobrir como resolver o baixo faturamento de hotel? Continue conosco até o final deste artigo.
Após a realização e concretização do sonho, o novo desafio é manter as instalações de seu estabelecimento novas ou em ótimo estado de conservação.
Com o uso diário os equipamentos, mobília e acessórios podem sofrer alguns tipos de avarias e com toda certeza isso não passa despercebido aos olhos de seus clientes.
Quando o serviço prestado não é o esperado pelo cliente, ficando aquém da sua expectativa, dificilmente esse cliente volta.
O retorno de um cliente está diretamente ligado à satisfação que ele tem durante a hospedagem.
E a consequência mais temida é a baixa na lucratividade de seu hotel.
Por isso trazemos para você sugestões que te ajudarão a melhorar sua lucratividade.
Se um dos fatores importantes para manter a lucratividade de seu estabelecimento é a presença de clientes, então você precisa fazer esses clientes chegarem até você.
Existem várias medidas que você pode colocar em prática para atrair a atenção dos clientes em potencial.
Entre elas estão criar um site de fácil navegação com um blog que traga informações de qualidade sobre as dúvidas de seus clientes e sobre os serviços prestados por você.
A divulgação de seu hotel em site de pesquisas específicos sobre hospedagem, divulgação em redes sociais como facebook e instagram, e participações em Feiras do ramo, dentre outros, também são ótimas medidas.
As opções são variadas e você pode escolher as que melhor se encaixam em seu perfil.
A única certeza que temos é que quanto mais sua marca é conhecida mais facilmente ela será lembrada e procurada pelos clientes em potencial.
Portanto, sempre reserve algum capital para investir em divulgação.
Isso é um investimento e não um gasto, que terá retorno a partir do momento em que seu hotel fica cheio de novos hóspedes.
Ninguém aguenta ficar por um longo tempo na recepção de um hotel aguardando que um problema seja solucionado.
Assim como também é insuportável ficar sem uma informação clara ou solução efetiva quando expomos uma pergunta à equipe do hotel, independente do cargo.
A questão aqui é que o primeiro passo para um bom atendimento ao cliente é a capacitação técnica.
Sem dominar sua área de atuação, um funcionário trará mais problema do que ajuda para a equipe.
Não dá para um hotel contratar, para qualquer cargo que seja, sem exigir domínio pleno do conhecimento necessário para o desempenho da função a ser exercida.
O conhecimento técnico (teórico e prático) é fundamental para que o serviço prestado seja de ótima qualidade.
Ofereça treinamentos e qualificações aos seus funcionários com frequência.
Ainda existe outro ponto fundamental que junto com o conhecimento técnico fará toda a diferença na impressão que seu estabelecimento deixará em seus clientes.
Dizem que gentileza gera gentileza, quando se trata de bom atendimento ao cliente, gentileza gera lucro.
Quando o cliente se sente respeitado e bem cuidado além de querer voltar ao seu hotel ainda falará muito bem dele para seus conhecidos.
Isso se traduz em um número cada vez maior de clientes em seu negócio e no aumento de sua lucratividade também.
Imagine a seguinte situação: Você se hospeda em um determinado hotel, seu quarto está muito bem limpo e quando você solicita algum esclarecimento pelo telefone é bem atendido e o problema resolvido.
Então você sai do quarto e dá de cara com funcionários do hotel sem uniforme e identificação, além disso, as roupas estão amarrotadas, desbotadas e os cabelos mal penteados.
Sua opinião sobre a qualidade do serviço prestado mudou ou continuou a mesma?
Com certeza mudou.
A sociedade é assim. A avaliação estética faz parte da nossa cultura.
Por isso, uma das exigências a serem feitas à todos os funcionários é o uso do uniforme sempre limpo e bem passado, cabelos arrumados e bem cortados (isso se estende à barba para os homens), maquiagem e acessórios discretos.
Dependendo da área de trabalho, até a cor do esmalte e o tamanho das unhas interferem, como é o caso da cozinha.
Os serviços diferenciados vão desde um upgrade no café da manhã oferecido, até serviços como espaço para massagem, manicure, academia, lavanderia, cofre. Isso vai depender da classificação do seu hotel.
Avalie seu público alvo e veja quais serviços seriam importantes para ele sem impactar muito na sua receita ou no valor da diária.
Dizem que a primeira impressão é a que fica, e com seu hotel não será diferente disso.
Um cliente inconscientemente fará um julgamento prévio do seu estabelecimento. Antes mesmo se hospedar.
Isso significa que se seu negócio não causar uma boa primeira impressão, talvez você não tenha nem a chance de provar a qualidade de seus serviços durante uma hospedagem.
Por isso, tenha em mente que a fachada de seu hotel fala muito sobre ele.
Assim como a recepção. Não descuide de nenhuma delas.
É claro que não são apenas a faixada e a recepção que merecem seu cuidado.
Todas as áreas as quais os hóspedes terão acesso devem estar bem limpas e em bom estado de conservação.
Lembre-se de vistoriar as áreas sociais como piscinas, saunas, academias e banheiros.
O alto fluxo de pessoas faz com que essas áreas sujem com mais facilidade e também sofram com avarias com certa frequência.
Um cliente dificilmente irá gostar de um ambiente mal iluminado.
Por isso cuide para que seu hotel esteja sempre bem iluminado, adapte seu projeto de iluminação se for necessário.
Um bom arquiteto poderá te auxiliar nesse serviço.
Para reduzir custos, ou no caso de aumentar os pontos de iluminação manter o custo com energia dentro do orçamento, use iluminação de LED.
Deus que me livre um hotel mal ventilado.
O pavor vai além da sensação de calor caso seu hotel esteja localizado em um lugar quente.
Ambientes mal arejados geralmente cheiram a mofo, a umidade.
Além disso, o ar parado em lugares de alto fluxo de pessoas facilita a propagação de doenças.
É claro que o quarto não poderia ficar de fora do nosso Top 10 para aumentar a lucratividade do seu hotel.
Como o subtítulo já diz, o quarto é realmente o santuário do seu cliente.
Ele quer que esse ambiente lembre um pedaço da casa dele.
Ele espera conforto e aconchego, alguns mais outros menos, mas, todo cliente busca conforto.
E mais, na casa dele ele até aceita pequenos defeitos porque talvez o orçamento dele não deu para cobrir a reforma necessárias, mas, no seu hotel ele quer tudo perfeito e no seu devido lugar.
Não pense que pequenos detalhes passam despercebidos aos olhos do seu cliente.
Ele está atento a cada detalhe, desde a roupa de cama, móveis e objetos de decoração até ao menor dos acessórios do banheiro, principalmente se estiverem com defeito.
Faça um acompanhamento das condições de uso dos quartos de seu hotel toda vez que um cliente fizer o check-out.
Verifique o funcionamento dos eletroeletrônicos e não se esqueça de verificar os acessórios do banheiro antes que outro cliente use o quarto.
Não deixe pequenos problemas piorarem para resolver, interdição de quarto para reformas é um dos motivos que mais causam queda da lucratividade em um hotel.
Mas, isso é assunto para outro artigo.
Se quiser saber mais sobre isso leia nosso artigo Quartos interditados para manutenção de banheiro? Veja como resolver.
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado.
Um abraço da Equipe da Idral.
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